No decorrer da história das civilizações humanas, a tecnologia foi uma das principais forças que impulsionaram o progresso da nossa sociedade. Contudo, a tecnologia nunca teria se desenvolvido se o homem não tivesse aprendido primeiro a se comunicar. Por isso poderíamos dizer que a literatura e arte também são um certo tipo de tecnologia com papéis importantes na nossa história.
Desse modo, podemos contar inúmeras correntes literárias que definiram épocas e que expressavam os questionamentos do homem naquela época. Desse modo, nesse artigo vamos explicar o que foram os movimentos literários e quais tiveram um maior destaque de acordo com as suas relevâncias históricas, sociais econômicas.
O que são os movimentos literários?
Para os estudantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), saber as principais características dos movimentos literários mais importantes é fundamental para fazer uma boa prova. Contudo, você saberia dizer o que é um movimento literário?
Em outras palavras, é um movimento que segue distintas tendências histórias e estéticas que formam parte da história e da literatura de uma região. Nesse sentido, cada um desses movimentos está composto de um grupo de escritores e obras. Entretanto, esses grupos apenas existem porque o público especializado considera que as obras compartilham um estilo ou porque podem ser extraídas características comuns.
Ademais, são incontáveis os movimentos literários que existiram no decorrer da história e que inclusive apresentam algumas variações de acordo com a região. Decerto, formaram parte da cultura da época, com grandes influências em outras expressões artísticas, como: a música, a pintura, a escultura e a filosofia.
Características principais dos movimentos literários
Além de terem tido uma importante influência em suas respectivas épocas, os movimentos literários também servem alguns outros propósitos. Logo, são determinados aqueles mais importantes também pela sua relevância histórica e social da época. De fato, eles foram também importantes para organizar a história da literatura e entender as motivações de seus artistas.
Outra importante característica consiste em entender os limites temporais e geográficos e como eles se relacionavam com a sociedade em desenvolvimento. Por exemplo, alguns movimentos estão formados por escritores que compartilhavam o mesmo estilo e estética, mas que não viveram no mesmo lugar nem na mesma época. Em suma, esses fatores são importantes no estudo antropológico das relações culturais, econômicas e sociais e como elas evoluíram no decorrer do tempo.
Quais foram os movimentos literários mais relevantes de cada época?
Infelizmente nesse artigo seria impossível falar sobre todos os movimentos que existiram até hoje e as suas particularidades. Contudo, citaremos alguns dos mais importantes de acordo com a sua relevância histórica.
Renascimento
Desse modo, literatura do Renascimento teve como temática principal o amor, a mitologia e a natureza. Desse modo um dos aspectos mais marcantes dos autores renascentistas foi a característica antropocêntrica das suas obras.
Barroco
Outro importante movimento foi o do período Barroco, onde suas obras se caracterizavam pelo uso abundante de figuras e recursos literários. Logo era possível ler nesse período temas relacionados ao amor, a mentira e a morte.
Romanticismo
Já na literatura romântica, que compunham obras como: Les Misérables e Frankenstein, valoravam sensibilidade do autor, principalmente na poesia. Assim, os românticos se afastavam do mundo racional e cosmopolitano.
Surrealismo
O Surrealismo foi o ponto de encontro de poetas e dramaturgos. Nele os escritores surrealistas buscavam reproduzir em suas obras um estado de espontaneidade presente nas principais obras do movimento. Finalmente os surrealistas valorizavam tudo aquilo que ia de encontro com o preestabelecido, criando novas formas, técnicas e ideias.