A música pode ser considerada uma das atividades culturais humanas mais relevantes da nossa cultura. Apesar de ser um dos veículos artísticos mais expressivos, ela também serve como uma importante ferramenta no desenvolvimento cognitivo de uma criança. Ou seja, além de servir a parte sociocultural, também funciona como uma maneira de exercitar a criatividade e habilidades motoras, entre outras funções.

Portanto a educação musical reside no objeto de estudo de várias pesquisas que afirmam que essa disciplina deveria ser um currículo obrigatório nas escolas. De fato, igualmente ao aprendizado de novos idiomas, entender a linguagem musical é uma faculdade que necessita dedicação e prática. Porém, junto com ela estão todos os benefícios que auxiliam a uma formação acadêmica integral de um adulto.

A importância da educação musical nos primeiros anos acadêmicos de uma criança

De acordo com J. Dalcroze, estudar como funciona ao ritmo na música consiste em uma excelente prática para a formação e o equilíbrio do sistema nervoso. Isso porque assim como a música, o nosso cérebro e todas as suas funções fisiológicas são resultados de um complexo conjunto de atividades coordenadas. Logo, desde a respiração até os batimentos cardíacos a coordenação de todo o sistema nervoso depende do ritmo.

Ademais, são muitas as correntes de estudo que afirmam que a importância tem um papel crucial na formação cognitiva nos primeiros anos de vida. Além do mais pedagogos da educação infantil também afirmam a importância dessa disciplina como primordial na formação de uma criança. Por essa razão que desde o século XIX se estuda e destaca o aprendizado da música como um elemento fundamental para o desenvolvimento cognitivo de todas as crianças.

Os benefícios da música na educação infantil

Em contrapartida dos benefícios fisiológicos produzidos pela educação musical ainda assim, a música não deixa de ser um tipo de produção artística. Nesse sentido, o aprendizado dessa disciplina desde cedo favorecerá também o desenvolvimento emocional. Também a maturidade na hora de entender o significado e o motivo da produção musical ao longo da história e na sua geração.

Por outro lado, outro benefício no estudo e compreensão da música permite a criança um desenvolvimento em suas habilidades psico motriz e em sua propriocepção. Em outras palavras, a relação existente entre as funções neuro motrizes do organismo e suas funções psíquicas.

Desenvolvimento cognitivo e evolução musical infantil

Com o intuito de dar ainda mais importância ao progresso das habilidades cognitivas em uma formação integral de um indivíduo, a música consiste na disciplina mais completa. Portanto a música e o movimento estão intrinsecamente conectados, como também a ideia de poder se expressar.

Além disso, o corpo, a voz, os objeto e o entorno possuem dimensões sonora e dessa maneira a música está presente em praticamente todos os âmbitos da nossa sociedade. Dessa maneira a música desde a antiga Grécia era uma disciplina conectada a ordem e a harmonia. Também como a proporção o equilíbrio e por tanto uma das faculdades mais importantes para o desenvolvimento do ser humano.

Educação musical que começa desde casa

Podemos dizer que a música consiste em um elemento fundamental da sociedade já que a partir dela são produzidas experiências estéticas e emocionais importantes para o progresso humano. Ademais reside em uma fonte de gratificação e entretenimento que nasce a partir da cooperação e da integração de uma mesma linguagem.

Por outro lado, a educação musical deve surgir a partir do seio familiar já que os primeiros contatos com o mundo externo partem desde essa perspectiva. Ou seja, a educação musical está conectada muito mais além da simbologia e da leitura de ritmos e notas em uma partitura. Decerto, ela nasce das experiências sociais, da história, da arte, da consciência, da cultura e consequentemente da experiência humana.